sustentabilidade

SUSTENTABILIDADE É TEMA DE CURSO GRÁTIS PARA CAFEICULTORES

Difundir boas práticas de produção promovendo a sustentabilidade na cafeicultura é objetivo do curso “Sustentabilidade na Produção do Café”, que Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) oferece em sua plataforma de Ensino à Distância (EaD), de forma aberta e gratuita. São vinte horas de aula, distribuídas em trinta dias, com certificação para quem cumprir as atividades propostas de forma online.

O curso foi planejado para atender a produtores e trabalhadores rurais, mas qualquer pessoa com mais de 16 anos, tendo um computador com acesso a Internet, pode se inscrever e estudar sobre o assunto. A próxima turma começa dia 28 de março e as matrículas estão abertas no site.

Módulos semanais

O curso está dividido em quatro módulos semanais: aspectos econômicos, produtivos, ambientais e sociais.

Na semana de estudo de aspectos econômicos o aluno terá aulas sobre gestão da propriedade, responsabilidade técnica e análise de risco, registro de informações e rastreabilidade além de legislação.

Na segunda fase entram os temas ligados à produção: material propagativo e implantação de cafezais; fertilidade do solo e nutrição do cafeeiro; cobertura do solo e manejo do mato; proteção integrada do cafeeiro; aplicação de agroquímicos, além de colheita e pós-colheita do café.

No módulo de aspectos ambientais o estudo inclui tratamento e destinação de resíduos, cobertura vegetal e biodiversidade, consumo de energia, manuseio e armazenagem de agroquímicos; conservação do solo e mitigação dos efeitos da seca, além de uso de água e irrigação.

A última semana do curso é dedicada aos aspectos sociais, com aulas de legislação trabalhista, segurança e saúde no trabalho e bem-estar dos trabalhadores.

Ferramentas do curso

As ferramentas de aprendizagem incluem material em PDF, fóruns e chats, atividades interativas e possibilidade de sanar dúvidas com tutores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *